Augusto Aras participa de homenagem ao centenário de Oscar Dias Corrêa, ex-ministro do STF

Compartilhe

“Se no passado o STF foi enaltecido por Oscar Dias Corrêa, hoje esta mesma Corte Suprema o louva como homem público e magistrado”. A frase foi proferida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, durante homenagem ao ex-ministro Oscar Dias Corrêa, que completaria 100 anos em 2021. O evento foi realizado nesta quinta-feira (30) ao final da sessão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e reuniu, além dos integrantes da Suprema Corte, ex- ministros, juristas e familiares do homenageado. Entre os pontos destacados em sua fala, o PGR salientou que Corrêa foi responsável por formar uma geração de juristas, sendo inspiração para eles.

Nascido em Itaúna (MG), o ex-ministro do Supremo foi também como deputado federal, ministro da Justiça, advogado, jurista, professor e secretário de Educação de Minas Gerais. Em carta subscrita no ano de 1999, Corrêa descreveu como uma aventura e honra ter integrado o STF, período, classificado por ele como o mais fecundo de sua longa vida pública. Na oportunidade, Oscar Dias Corrêa afirmou ter sido dentro da Corte que recebeu as maiores lições de humildade, dedicação, desprendimento e abnegação. “Ele vislumbrava o STF como o lugar que o aprimorou como ser humano, onde evoluiu como pessoa”, frisou Aras.

O PGR também recordou que o atual corpo do Supremo conta com grandes professores, juristas e magistrados, sendo boa parte deles influenciados pelas lições e exemplos de Corrêa. Como exemplo, citou a época em que o ex-ministro foi professor titular da faculdade de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj), onde atuou na formação de uma grande geração de juristas. O homenageado não contribuiu apenas para o campo do direito, tendo realizado também diversas colaborações para a literatura brasileira, vindo a ser imortalizado com uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ao finalizar a homenagem, o procurador-geral da República afirmou que o Brasil do século 21 é muito diferente daquele vivenciado por Oscar Dias Corrêa e que “os tempos modernos são marcados pela polarização política e por uma pandemia que já vitimou milhares de famílias”. Segundo ele, nesse cenário novo e desafiador é importante relembrar as palavras de esperança proferidas pelo homenageado no artigo “O Dia Seguinte à Nova Constituição”, publicado em 1988. “Como forma de passar uma mensagem de alento e coragem às próximas gerações, Corrêa disse que, por mais que nos preocupamos, não devemos desviar da confiança absoluta e infinita no Brasil”, encerrou o PGR.

Além do PGR, o ministro Dias Tofolli, que ocupa a cadeira que no passado foi de Oscar Corrêa, prestou homenagem ao jurista.

Fonte: Ministério Público Federal

Publicado por
Redação

Nosso site utiliza cookies.