A Procuradoria Regional da República na 4ª Região (PRR4), unidade do Ministério Público Federal sediada em Porto Alegre (RS), abriu processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estágio não obrigatório nas áreas de Direito e Biblioteconomia. Interessados podem inscrever-se até as 19h30 de 31 de agosto. É necessário preencher formulário disponível no site www.mpf.mp.br/regiao4 (menu Estagie conosco) e enviar a documentação prevista no edital (veja aqui) para o endereço eletrônico prr4-estagio@mpf.mp.br.
Para candidatarem-se, os estudantes devem ser alunos de uma das instituições de ensino conveniadas (veja lista no edital, que conta ainda com outros requisitos) e estar matriculados em algum dos referidos cursos. Serão reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência, 30% para os(as) autodeclarados(as) negros(as) – conforme determina a Resolução CNMP 217/2020 – e outros 10% para participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais. A homologação das inscrições deve ser acompanhada pelo candidato no site da PRR4.
As provas serão realizadas no formato online, pelo sistema Moodle. Possuir computador desktop ou notebook com acesso a navegador de internet, ter conexão estável e e-mail válido para receber as mensagens, entre outros requisitos tecnológicos, são de responsabilidade dos participantes da seleção. Não serão permitidas consultas de qualquer tipo ou presença de outras pessoas na sala onde o(a) candidato(a) prestará o exame. Quem desrespeitar estas regras poderá ser enquadrado(a) em fraude, incorrendo nas penas previstas em lei.
As prováveis datas das provas são as seguintes: Direito, às 14h de 13 de setembro – consistirá na realização de uma redação de caráter dissertativo que versará sobre tema da atualidade a ser informado no ato de sua realização; Biblioteconomia, às 14h do dia 14 de setembro – conterá 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos, de múltipla escolha (a,b,c,d,e), elaboradas em consonância com os conteúdos programáticos constantes no edital.
A seleção tem validade de seis meses após a homologação do resultado, com a possibilidade de uma prorrogação por igual período. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. Os estudantes ganham bolsa de R$ 850 e auxílio-transporte de R$ 7 por dia efetivamente estagiado presencialmente.
Fonte: Ministério Público Federal