A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), em parceria com a ONG SaferNet Brasil, iniciaram, nesta quarta-feira (23/3), os encontros do projeto “1º Voto: Responsabilidade e Cidadania”, iniciativa para conscientizar estudantes do ensino médio da rede estadual sobre a participação no processo eleitoral. Estimular jovens de 16 e 17 anos a obterem o título de eleitor é o principal objetivo do projeto.
Nos encontros, inicialmente virtuais, a procuradora regional eleitoral, Neide Cardoso de Oliveira, esclarece aos jovens a importância do processo eleitoral e o papel deles nas eleições. A PRE explica também que quem complete 16 anos até a data do primeiro turno (em 2022, 2 de outubro) pode obter título de eleitor. A data-limite para solicitar o documento, no entanto, é 4 de maio, inclusive para aqueles que já têm o título e precisam regularizar sua situação.
Também participaram dessa primeira rodada o procurador regional eleitoral substituto, Flávio Paixão, a desembargadora eleitoral Katia Valverde e o diretor da SaferNet Rodrigo Nejm. A procuradora regional eleitoral e os demais palestrantes recebem ainda dúvidas dos estudantes, como se há convocação do menor para ser mesário, a verificação da veracidade de notícias, a segurança das urnas, os documentos necessários para votar e o uso do e-Título. As respostas a esses questionamentos vão ser remetidas à Secretaria Estadual de Educação que as enviará para as escolas.
“Já recebemos centenas de perguntas de estudantes e temos procurado responder a todos”, comemorou Neide Cardoso de Oliveira numa das apresentações. Ao longo deste primeiro dia do projeto, estão programadas oito reuniões virtuais voltadas a 37 escolas com cerca de 5 mil estudantes.
Fonte: Ministério Público Federal